Ir para o conteúdo

Menu Principal

O menu lateral esquerdo agrega as principais funcionalidades da aplicação.

Colapsar e expandir o Menu Principal

Pode utilizar o tradicional "botão das três linhas horizontais", localizado no canto superior esquerdo da área do mapa, para colapsar ou expandir a barra lateral do Menu Principal e suas ferramentas.

Menu Principal

Pesquisa de Cadastro

Funcionalidade de pesquisa de Cadastro realizada através de três passos:

  1. Selecionar o concelho, clicando no poligono no mapa ou pesquisando por nome ou código identificador, composto por código do distrito e código do concelho (DICO).

  2. Selecionar o prédio, clicando no polígno no mapa ou por freguesia, secção e código do prédio. Poderá selecionar um ou multiplos prédios. Pode aqui também imprimir plantas dos prédios.

  3. Inserir pontos, clicando na localização pretendida no mapa ou carregandos pontos por ficheiros no formato de texto (csv). Pode aqui imprimir o mapa com os pontos ou exportar os pontos em formato GeoJSON.

Esta ferramenta permite ainda, após seleção de um ou mais polígonos de cadastro, imprimir a respetiva planta em formato PDF.

Menu Principal - Pesquisa de Cadastro

Temas

Tabela de gestão dos temas carregados pelo utilizador através da ferramenta Adicionar Temas. Esta ferramenta permite gerir os vários temas carregados, designadamente: a ordem de visualização, a transparência e estilo de visualização, o estado ativo ou inativo e a remoção de temas.

Menu Principal - Temas

Adicionar Temas

Ferramenta que permite ao utilizar adicionar outros temas ao mapa. Esses temas podem ser de diversos tipos de fontes.

Permite adicionar temas provenientes de serviços de dados na internet, como WMS, WMTS ou WFS, para os quais deverá indicar o URL do serviço e selecionar os temas que pretende adicionar.

Permite adicionar temas provenientes de ficheiros locais em diversos formatos, como Shapefile, KML, GML, GeoJSON e DXF. Deverá selecionar os ficheiros no disco do seu computador ou acessivel numa pasta de rede.

Permite ainda criar Grupos de temas para melhor organização e gestão dos temas carregados no mapa.

Menu Principal - Adicionar Temas

Ferramentas de Medição

Ferramenta que permite ao utilizor realizar no mapa a medição de distancias ou de áreas.

Após escolher o tipo de medição, apresenta o resultado de forma interativa à medida que são indicados pontos no mapa. A medição de distâncias é apresentada após a indicação de dois ou mais pontos e a medição de áreas após a indicação de três ou mais pontos.

Menu Principal - Ferramentas de Medição

Ferramentas de Desenho

Ferramenta que permite ao utilizador desenhar no mapa diversos tipos de elementos, como simbolos, texto, pontos, linhas e poligonos.

A qualquer momento o utilizador pode exportar o conjunto dos elementos desenhados para um ficheiro no formato GeoJSON devidamente georeferenciado, possibilitando assim a reutiliação da informação em outros aplicativos compativéis com este formato aberto.

Menu Principal - Ferramentas de Desenho

Identificar Elementos

Ferramenta que permite apresentar informação dos elementos constantes nos temas existentes no mapa.

São apresentados os dados dos elementos visíveis no mapa, como por exemplo o cadastro, selecionados por confrontação com um ponto indicado pelo utilizador.

Menu Principal - Identificar Elementos

Pesquisa por Coordenadas

Ferramenta que permite localizar um ponto no mapa por indicação das suas coordenadas em três sistemas de referência:

  • PT-TM06/ETRS89, sistema de referência oficial para Portugal Continental (EPSG:3763)

  • Pseudo-Mercator/WGS84 utilizado nos mapas online interativos (EPSG:3857)

  • WGS84 sistema global associado ao sistema de posicionamento GPS (EPSG:4326)

Para além de permitir navegar para o ponto no mapa com as coordenadas indicadas, permite identificar as coordenadas de outros pontos indicados diretamente no mapa.

Pode ainda exportar as coordenadas de qualquer um dos pontos para um ficheiro no formato CSV ou GeoJSON, permitindo reutilizar essa informação noutros aplicaticos.

Menu Principal - Pesquisa por Coordenadas

A minha localização

Após autorizar a utilização da localização do seu dispositivo, permite localizar e navegar no mapa para a posição atual do utilizador.

Esta ferramenta é especialmente util para utilização num dispositivo móvel, para consulta diretamente no terreno da informação constante neste geoportal.

Pode ainda ativar a atualização permanente da localização e navegação automática no mapa, para o caso de se encontrar em movimento.

Menu Principal - A minha localização

Imprimir

Para além da ferramenta de impressão de planta disponível na Pesquisa do Cadastro, esta ferramenta permite a impressão do mapa numa planta livre.

Após escolher a localização, desenho da elemento auxiliar, escala e titulo, será produzida uma planta em formato PDF que poderá exportar para o computador do utilizador.

Menu Principal - Imprimir